Semana Santa de Oeiras reúne mais de 40 mil fiéis

Com várias manifestações religiosas e culturais, a cidade Oeiras realizou do dia 27 de março ao dia 5 de abril a mais tradicional Semana Santa do estado do Piauí. As festividades religiosas que iniciaram com a Festa do Bom Jesus dos Passos e foi pontuada com a solenidade de Jesus Ressuscitado neste último domingo reuniram mais de 40 mil pessoas.

A Prefeitura de Oeiras, em parceria com a Paróquia de Nossa Senhora da Vitória e a Diocese de Oeiras, traçou as melhores estratégias de planejamento e organização para serem executadas no período, visando atender as principais demandas dos romeiros durante as cerimônias litúrgicas. Uma das providências foi a parceria firmada com as emissoras de televisão Meio Norte e Cidade verde, que possibilitou a transmissão das celebrações pela TV e pela internet.

O prefeito Lukano Sá acompanhou de perto as cerimônias, com maior destaque para a procissão do Bom Jesus, onde contou com companhia do governador Wellington Dias e a vice-governadora Margarete Coelho. Dentre outras celebrações Lukano Sá também esteve presente na tradicional procissão do Fogaréu, que é acompanhada apenas por homens.

“Oeiras é uma cidade marcada pela tradição, onde neste período do ano nosso povo deixa ainda mais claro a sua relação afetuosa com as festividades da Igreja Católica. Diante a esses eventos, onde nossa cidade recebe um grande numero de visitantes, não poderíamos nos furtar de dar o que há de melhor, uma vez que essas pessoas movimentam nossa economia, gerando renda no comércio local. Pensando nisso também oferecemos aos nossos visitantes e a população local, eventos culturais que foram de shows musicais a exposições. Estamos muito satisfeito por tudo ter sido realizado a contento”, destacou Lukano Sá.

Estimasse que algumas das celebrações religiosas realizadas durante o período da Semana Santa em Oeiras sejam feitas há mais de dois séculos e é nesta mesma época que o título de “Capital da Fé”, atribuído ao município, se intensifica e o turismo religioso movimenta a economia local, aumentado em cerca de 80% no fluxo de turistas em hotéis e pousado da cidade, além do aquecimento no comércio.

Encerradas as festividades da Semana Santa no município, o grande foco da administração municipal passa a ser a terceira edição da Exposição dos Potenciais do Homem do Campo de Oeiras, a III EXPOEIRA. O evento será realizado no final do mês de maio e deve receber a um grande número de visitantes do setor agropecuário, assim como também pessoas a atraídas pela programação cultural de expressividade nacional.

Mesmo sendo um evento novo, criado na administração do prefeito Lukano Sá, tem crescido a cada edição e aquecido o comércio local, fomentado a geração de renda devido o crescimento do número de turistas que se deslocam até a cidade, além de colocar a cidade em destaque em nível nacional no setor do agronegócio.