Campanha “Eternamente Oeiras” homenageia 297 anos da cidade

Em virtude dos 297 anos da emancipação política da cidade de Oeiras, o prefeito Lukano Sá lançou a campanha “Eternamente Oeiras”. Um letreiro da campanha foi fixado na Catedral de Nossa Senhora da Vitória, no propósito de que os oeirenses e visitantes pudessem apropriar-se do espaço para fazer registros fotográficos, validando assim o seu eterno amor pela primeira capital do Piauí.

A cidade de Oeiras é um dos primeiros municípios brasileiros. Sua instalação deu-se na primeira metade do século XVIII, sendo umas das principais referências na pecuária nordestina. Diante da sua importância, foi elevada à condição de capital em 1758, permanecendo centro político e administrativo até 1852 quando a sede governamental da província foi transferida para Teresina.

A campanha “Eternamente Oeiras” busca instigar nos oeirenses a demonstração de afeto que sentem pela terra natal por meio de imagens e vídeos a serem postados nas redes sociais. A proposta lançada foi bem recebida pela população, que fez do adro da Catedral de Nossa Senhora da Vitória um importante ponto de visitação durante as festividades de final de ano.

O Adro da Igreja Matriz de Nossa Senhora das Vitória foi escolhido para a fixação do letreiro por ser o primeiro Templo Regular do Piauí, importante referência na história piauiense, tanto pelo seu valor religioso como por ser um espaço de memória de mais de trezentos anos.

Para o Prefeito Lukano Sá, esse tipo de ação oportuniza a materialização do sentimento do povo de Oeiras pela terra mãe, visto que Oeiras é a mais antiga cidade do Piauí. A proposta é que o letreiro seja levado a vários bairros da cidade no intuito de abranger toda a população de Oeiras.

“Achei muito interessante o letreiro. Uma forma muito justa de homenagear a cidade de Oeiras. Muitos são os oeirenses que vem passar as festas de final de ano aqui e sempre gostam de tirar fotos. Com esta arte o adro da Igreja Matriz fica ainda mais bonito. Oeiras é uma cidade especial que encanta a todos”, destacou a estudante Sabrina Sousa.

A gestão do Prefeito Lukano Sá busca, com suas ações culturais, valorizar a história e o patrimônio da cidade de Oeiras, por entender que é de responsabilidade do município junto ao povo da cidade a manutenção de sua história e suas manifestações socioculturais.