CTA/SAE é inaugurado em Oeiras

A Prefeitura de Oeiras realizou, na noite da última quinta-feira (01), a inauguração do Centro de Testagem e Aconselhamento e Serviços de Assistência Especializada em DST/AIDS e Hepatites Virais.  O CTA é um serviço de saúde que realiza ações de diagnóstico e prevenção de doenças sexualmente transmissíveis.

No mesmo espaço funcionará o SAE (Serviço de Assistência Especializada), que será responsável pela assistência ambulatorial às pessoas que vivem com HIV/AIDS e hepatites virais. De acordo com o enfermeiro Reinaldo Ferreira, coordenador do CTA/SAE em Oeiras, esse dispositivo tem o objetivo de prestar atendimento integral e de qualidade aos pacientes por meio de uma equipe multidisciplinar.

“Buscaremos com esses serviços promover a melhoria da qualidade de vida de muitas pessoas, bem como dar a devida assistência para aqueles que são portadores de HIV/AIDS e hepatite virais, através de assistência clínica, terapêutica, farmacêutica e psicossocial, em nível ambulatorial, fixando o paciente a uma equipe que o acompanhará ao longo de sua doença”, justificou Reinaldo Ferreira.

A cidade de Oeiras é o 5º município no interior do Estado do Piauí a oferecer esses serviços, dando mais comodidade aos usuários que residem no território do Vale do Canindé. Durante o evento esteve presente a Secretária Municipal de Saúde, Auridene Moreira, que na ocasião representou o Prefeito Lukano Sá. Na sua fala, destacou a importância do serviço para a região, assim como agradeceu aos entusiastas para a criação do dispositivo no município. Esteve também no evento a coordenadora estadual de combate às doenças transmissíveis, Karinna Amorim, que se mostrou satisfeita com o empenho do município de Oeiras na ativação do CTA/SAE.

A inauguração ocorreu de maneira oportuna ao dia 01 de dezembro por ser o Dia Mundial de Luta Contra a AIDS, momento em que se intensificam, por todo o mês, ações voltadas para o combate da AIDS.