Eleição do Conselho Tutelar acontece em todo o Brasil. Confira o resultado de Oeiras

Sob a responsabilidade do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e da Secretaria Municipal de Assistência Social, ocorreu neste último domingo (04) em Oeiras, assim como em todo o Brasil, a eleição para a escolha dos conselheiros tutelares, que irão atuar na garantia e defesa dos direitos da criança e do adolescente.

O processo eleitoral aconteceu de maneira tranquila, sem que fosse registrada nenhuma anormalidade. As primeiras urnas a serem contabilizadas em Oeiras foram as do povoado Briona e Contentamento, seguidas pelas urnas da zona urbana e demais localidades onde funcionaram seções. Ao todo, foram 15 locais de votação, visto que muitas seções foram agregadas para facilitar o trabalho da comissão eleitoral.

A eleição do Conselho Tutelar de Oeiras foi realizada como programado. A votação teve início às 08hs e encerrou às 17hs. Após o encerramento, a comissão eleitoral iniciou a contagem dos votos na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social, sob a fiscalização do Ministério Público.

As eleições tiveram 3.592 votos válidos. Treze candidatas disputaram as cinco vagas disponíveis para o cargo de conselheiro tutelar titular do município, onde o resultado ficou da seguinte maneira:

1º) Gardênia Sousa – 465 votos

2º) Isabel – 445 votos

3º) Maria Tereza – 434 votos

4º) Medianeira – 400 votos

5º) Firmina Moura – 351 votos

6º) Anatália Sousa – 301 votos

7º) Eliete Leal – 252 votos

8º) Profª Edilene – 231 votos

9º) Rosélia Borges – 207 votos

Os Conselhos Tutelares são encarregados de zelar pela garantia e defesa dos direitos da criança e do adolescente por parte da família, da comunidade em geral e, acima de tudo, do Poder Público, fiscalizando a atuação dos órgãos públicos e entidades governamentais e não governamentais de atendimento a crianças, adolescentes e famílias.