Oeiras vai ampliar vacinação contra gripe só após receber mais doses

Seguindo determinação técnica da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) de Oeiras informa que só ampliará o público alvo da campanha de vacinação contra a gripe após o envio de novas doses da vacina. Na sexta-feira, o Ministério da Saúde decidiu liberar a vacina para toda a população, mas só existem 45 mil doses disponíveis na Sesapi.

Em nota divulgada para a imprensa, neste domingo (04), a Sesapi informou que “a ampliação da oferta da vacina contra a gripe para a população em geral dependerá do envio de nova remessa de doses pelo Ministério da Saúde”. Por isso, o órgão estadual vai continuar a vacinar somente crianças de seis meses a quatro anos de idade, grávidas ou mulheres que tenham feito parto há menos de 45 dias, doentes crônicos, idosos, trabalhadores de saúde, indígenas, presos e funcionários do sistema prisional, e professores.

O Governo do Piauí informou que já solicitou ao Ministério da Saúde uma nova remessa de doses “em quantitativo compatível com as necessidades dos municípios”, para poder ampliar a vacinação para toda a população.

Dados atualizados deste domingo mostram que o Piauí conta com 516 mil pessoas imunizadas contra a gripe, cerca de 73% do público-alvo a ser atingido. A campanha continua até o dia 9 de junho.

Com previsão inicial de encerramento em 09 de junho, a Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe foi prorrogada até o dia 9 de junho. A prorrogação tem como objetivo atingir a meta de vacinar 90% do público-alvo (idosos, puérperas, indígenas, crianças, gestantes, professores e trabalhadores de saúde) em todo o Brasil.

A vacina contra a gripe está disponível nas unidades básicas de saúde para crianças entre 6 meses e menores de 5 anos, pessoas com 60 anos ou mais (idosos), trabalhadores de saúde, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e pessoas com doenças crônicas não transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais, além dos professores.

Confira a nota na íntegra:

A Secretaria de Estado da Saúde informa que a campanha de vacinação contra a gripe continua voltada ao público-alvo já definido: crianças entre seis meses a quatro anos, gestantes, mulheres que tenham realizado parto há menos de 45 dias, idosos maiores de 60 anos, doentes crônicos (mediante prescrição médica), trabalhadores da saúde, indígenas, população privada de liberdade, profissionais do sistema prisional e professores das escolas do ensino básico ao superior.

A ampliação da oferta da vacina contra a gripe para a população em geral dependerá do envio de nova remessa de doses pelo Ministério da Saúde.

A SESAPI está solicitando ao Ministério da Saúde uma nova remessa em quantitativo compatível com as necessidades dos Municípios.

No Piauí, dados consolidados neste domingo(4) mostram que 516 mil pessoas foram imunizadas, o que representa 73,44% da cobertura vacinal do público-alvo.

A campanha de vacinação segue até o dia 9 de junho, nas unidades de saúde.