Campanha de vacinação contra a gripe tem início em Oeiras

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenação do Programa de Imunização, deu início oficialmente nesta quinta-feira (04), à Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe, em Oeiras. A imunização segue até o dia 26 de maio. O “Dia D” da mobilização está marcado para 13 de maio.

Pelo terceiro ano consecutivo, a campanha de vacinação foi iniciada no Clube da Melhor Idade, onde foram imunizados idosos e servidores da instituição, mantida pela Secretaria Municipal de Assistência Social. “É muito importante tomar essa vacina. Está com muitos anos que eu tomo, porque auxilia no enfraquecimento da gripe e evita da gente ter outras doenças, como a pneumonia”, defende a aposentada, Laura Vieira, 72 anos, usuária do Clube.

Podem tomar as doses, aquelas pessoas que se enquadram nos grupos prioritários da vacinação – crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes, puérperas (mulheres que estão no período de até 45 dias após o parto), idosos, profissionais da saúde, pessoas privadas de liberdade, povos indígenas e pessoas portadoras de doenças crônicas e outras doenças que comprometam a imunidade.

Também estão no público-alvo da campanha os professores da rede pública e privada, em atividade dentro de sala de aula. A vacina é contraindicada para quem tem alergia severa a ovo. “Hoje, a vacina não é mais rotulada como vacina dos idosos. Atualmente, outros grupos são prioridade, inclusive os professores, que entram esse ano. Nosso propósito na Secretaria Municipal de Saúde é trazer cada vez mais maneiras de melhorar a vida das pessoas”, argumenta a enfermeira Raimunda Vieira.

A expectativa da Secretaria Municipal de Saúde é imunizar 90% do público-alvo. No município, a campanha a imunização foi iniciada pelos profissionais de saúde, vacinados no período de 18 a 27 de abril.

Vacina

A vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no último ano no Hemisfério Sul, de acordo com determinação da Organização Mundial de Saúde (OMS): A/H1N1; A/H3N2 e influenza B.

Conforme dados do Ministério da Saúde, a vacina contra gripe reduz as complicações dos casos graves da doença. Além disto, de acordo com o órgão, a vacinação pode reduzir de 32% a 45% o número de pessoas internadas com pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações em virtude da influenza.

Cronograma de aplicação da vacina em Oeiras

08 a 12 de maio – idosos e crianças de 6 meses a menores de 5 anos

13 de maio – Dia “D”: todos os grupos

15 a 19 de maio – grávidas, puérperas (mulheres que estão no período de até 45 dias após o parto) e portadores de doenças crônicas e outras doenças que comprometam a imunidade