CMI de Oeiras trabalha a Capoterapia

A Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria de Assistência Social, de maneira inovadora está disponibilizando aos frequentadores do Clube da Melhor Idade (CMI) quatro encontros semanais de vivência com a Capoterapia, que é ministrada pelo professor Regiel Gonçalves.

A Capoterapia é uma terapia alternativa que utiliza elementos da capoeira adaptada para pessoas sem hábito de prática de atividade física ou esportiva, respeitando a condição física, as potencialidades, os limites e as características psicológicas individuais do praticante.

Segundo o professor Regiel Gonçalves, o principal objetivo dessa terapia é promover saúde e qualidade de vida, sobretudo àqueles que estão na terceira idade. “Hoje temos 100% de aceitação, pois essa atividade gera uma melhora da performance cardiorrespiratória, desenvolvendo a musculatura cardíaca e aumentando a capacidade pulmonar, ou seja, gerando uma maior resistência aeróbica ao praticante”, explicou Regiel.

As sessões de Capoterapia são acompanhadas de músicas, palmas e movimentos ritmados, onde os praticantes, coordenados pelo instrutor, criam um ambiente descontraído e motivador do movimento numa atmosfera lúdica.  Entre as participantes está Dona Anita Amorim, que tem tido bons resultados depois de participar dessa atividade. “Eu antes tinha sérios problema na perna, agora consigo mexer com maior facilidade. A mesma coisa acontecia no meu braço que agora está bem melhor. Tudo aqui no clube é muito bom, tenho conquistado muita coisa boa para minha saúde”, destacou Dona Anita.

No próximo sábado (07) será realizado o I Encontro Regional de Capoterapia, que contará com o apoio da Prefeitura de Oeiras, onde se estima que mais de 400 idosos e profissionais da educação física e áreas afins irão participar. O evento reunirá 18 municípios que serão representados por suas delegações.