Oeiras reforça o combate ao Zika vírus e outras doenças

O combate ao mosquito Aedes aegypti tornou-se uma das prioridades da Secretaria Municipal de Saúde de Oeiras. Com esse propósito, muitas são as ações que estão sendo desenvolvidas na garantia de conter o transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika vírus.

Dentre as ações organizadas pela Coordenação Municipal de Vigilância Epidemiológica, ocorre na manhã desta última quarta-feira (03) visitas de inspeção em imóveis dos bairros Várzea e Rodagem de Floriano e ações educativas, no propósito de convocar a população a serem agentes de combate ao mosquito. Por onde passaram, as equipes receberam o apoio dos moradores que elogiaram a ação da Prefeitura Municipal de Oeiras e se mostraram receptivos às orientações.

Para o Prefeito Lukano Sá, o combate ao mosquito Aedes aegypti é uma responsabilidade de todos, visto que muitos dos focos desse transmissor ficam alojados em domicílios particulares. “Devemos nos ombrear no combate a esse mosquito, principalmente nesta época em que o risco de haver água parada em recipientes é maior em virtude das chuvas. Só assim teremos a garantia de estarmos livres de doenças com Dengue, Chikungunya e Zika vírus”, destacou o Prefeito de Oeiras.

De acordo com Miguel Ângelo, coordenador das ações, o combate ao Aedes aegypti tem que ser permanente. “É importante que todos os profissionais da área da saúde continuem engajados nesse combate e estimule a população para que façam a limpeza de seus domicílios, pois a melhor forma de enfrentarmos a microcefalia e proteger as futuras gerações é não deixar o mosquito nascer”, justifica.

Como ainda não existe um antiviral para combater nenhuma das três doenças, o melhor a se fazer é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor, garantindo uma maior qualidade de vida da população e evitando que haja a proliferação de doenças.