Duas escolas da rede municipal de Oeiras passam por reformas

Na garantia de oferecer uma educação com qualidade cada vez maior, a Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Educação está ampliando a estrutura física das escolas municipais Santinha Nunes e Cebolinhas. Na reforma estão sendo ampliadas salas de aulas e a construção de outras para atender a demanda que vem crescendo a cada ano.

Na Escola Municipal Santinha Nunes, localizada no bairro Rodagem de Picos, estão sendo ampliadas duas salas, além do melhoramento da infraestrutura da cantina, que recebeu todo um revestimento de cerâmica. Dentre as melhorias viabilizadas pela administração municipal está ainda a construção de uma sala que servirá de diretoria e secretaria, e para a comodidade dos professores contará com um banheiro exclusivo para funcionários.

A escola também foi contemplada com a ampliação da cobertura do pátio, trazendo conforto e comodidade para os alunos no momento em que forem realizadas as atividades lúdicas. Diante desta nova adequação do espaço foi construída uma sala que servirá de laboratório de informática e biblioteca. A sala que antes funcionava o laboratório de informática está sendo equipado para o Atendimento Educacional Especializado (AEE), um serviço da educação especial desenvolvido na rede regular de ensino que organiza recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem barreiras para a plena participação dos alunos, considerando as suas necessidades específicas. O AEE complementa a formação do aluno com vistas à autonomia e independência na escola e fora dela.

De acordo com a diretora Escola Municipal Santinha Nunes, Rosa Alice, a escola atualmente atende a demanda de 250 alunos, distribuídos em turmas que vão do maternal ao 3º ano do ensino fundamental. Para a diretora, com o melhoramento da infraestrutura da escola o espaço será ainda mais otimizado, elevando a qualidade do ensino e aprendizagem oferecida.

“Este benefício que a nossa escola vem recebendo é de fundamental importância para o nosso alunado, oferecendo a eles não só uma boa educação, mas também oportunizando mais comodidade. Uma coisa que deve ser dita é que a comunidade vê com muito bons olhos essas melhorias. Temos observado que quem mora na região passa a se sentir mais valorizado, tudo isso eleva a autoestima, seja dos alunos e professores, ou até mesmo dos pais, que nos procura e nos confia a educação de seus filhos”, frisou a diretora.

Outra escola que também vem passado por melhorias é a Escola Municipal Cebolinha. No seu espaço estão sendo construídas três salas, além da reforma de outras cinco que passam por ampliação de sua estrutura. A cozinha, além de ampliada, está sendo adequada para atender com qualidade os alunos e professores.

Um das novidades no melhoramento da infraestrutura das salas de aula da escola Municipal Cebolinha é que a mesma conta agora com rampas de acessibilidade. O objetivo é facilitar o acesso de alunos e demais frequentadores que possuem necessidades especiais.

Atualmente a escola funciona do maternal ao 5º ano do ensino fundamental, atendendo a demanda de aproximadamente 280 alunos Para a diretora Katiuscia Damasceno, o melhoramento da estrutura física da escola Municipal Cebolinha vem contribuir com a fase de êxito que a instituição de ensino vem passando, sua nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) evoluiu de 3.2 para 5.1 e a meta para esse ano é de 6 pontos.

“Estamos vivendo uma fase maravilhosa e o resultado tem nos deixando ainda mais motivados. Essa reforma vem só acrescentar ao nosso trabalho, nos possibilitando mais comodidade. Um exemplo são as salas, que eram muito pequenas, o que causava muita indisciplina por parte dos alunos que ficavam muitos juntos. Com esta nova adequação o espaço fica mais otimizado, nos dando mais facilidade para executarmos as nossas atividades”, destacou a diretora Katiuscia Damasceno.

A gestão do Prefeito Lukano Sá vem trabalhando no propósito de garantir aos alunos e professores da rede municipal de ensino espaços de educação cada vez com mais comodidade, contribuindo assim para processo de ensino e aprendizagem com mais consistência e qualidade.