II Fórum da Pessoa Idosa acontece em Oeiras

A Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou na última quinta-feira (01) o II Fórum da Pessoa Idosa no município. O evento foi realizado no auditório do ECC, e contou com a presença de autoridades e membros da sociedade de maneira geral.

Com a presença de um público bastante expressivo, o encontro foi marcado pelas apresentações culturais dos participantes do Clube da Melhor Idade do município. Na ocasião, o senhor João Gregório fez a recepção dos presentes e, logo após, juntamente com os demais, cantou o hino alusivo aos idosos. Um dos momentos de maior descontração foi a capoterapia, uma mistura de dança e música que rememora as práticas da capoeira.

O II Fórum da Pessoa Idosa foi um momento oportuno para debater temas inerentes às políticas públicas que afetam diretamente a população idosa. No intuito de alertar esse segmento social, foi também proferida uma palestra sobre Empréstimo Consignado, onde o advogado Kairo Fernando Lima destacou que é necessário atentar sobre a real necessidade do empréstimo para o idoso, pois ele pode afetar ainda mais a renda da pessoa, já que ao fazer o empréstimo consignado reduz o salário proveniente da aposentadoria.

Para a Secretária Municipal de Assistência Social, Danielly Leite, a realização desse fórum é um momento muito oportuno e esclarecedor. “Trabalhamos diariamente com a pessoa idosa, por meio do Clube da Melhor Idade, onde discutimos sempre seus diretos. Esse centro é nosso perola, é algo muito valioso para todos nós. Por ser o lugar onde se está viva a história da cidade. Enquanto outros municípios não possuem esse serviço, Oeiras já possui essa ação a vários anos”, destacou a secretária.

O Clube da Melhor Idade de Oeiras é uma das principais referências na região do Vale do Canindé em ações que assistem aos idosos. Segundo uma das coordenadoras do clube, Nenzinha Barroso, atualmente o espaço atende um total de 240 inscritos, que são assistidos por diversos profissionais, como fisioterapeuta, nutricionista, enfermeira e educador físico, onde são executadas diversas atividades.

O fórum valida ainda as necessidades dos idosos serem escutados e terem suas demandas atendidas. Representando o Clube da Melhor idade, Dona Laura Vieira frisou que este encontro valoriza o idoso, que antes era marginalizado pela sociedade. “Antes ficávamos em casa sem atividade, esses encontros é algo muito importante, porque estimula nós idosos a nos valorizarmos. É o momento de dizermos para a sociedade que estamos vivos, não é porque temos mais idade que devemos ficar parado. Nós temos que ser ativos e aproveitamos ao máximo os nossos direitos”, pontuou dona Laura Vieira.