Dia D de vacinação contra H1N1 acontece em Oeiras

No propósito de imunizar inúmeros brasileiros com relação à gripe H1N1, foi realizado no último sábado (30) em todo o país o Dia D de vacinação contra a Influenza. O evento na cidade de Oeiras contou com a participação de inúmeros profissionais da saúde que tiveram que atender um número bastante expressivo dos que fazem parte do grupo prioritário.

O Dia D é um momento de mobilização para intensificar os trabalhos e imunizar o maior número de pessoas possível. Com um total de nove postos de vacinação no perímetro urbano da cidade de Oeiras, foram vacinadas crianças de seis meses a cinco anos; idosos com 60 anos ou mais; trabalhadores da área da Saúde; pessoas com doenças crônicas; e gestantes e mulheres com até 45 dias após o parto. Quem não foi vacinado neste último sábado poderá procurar um posto de saúde até o dia 20 de maio. A pessoa deve estar munida de seu cartão do SUS e da carteira de identidade.

A escolha dos grupos prioritários segue recomendação da Organização Mundial da Saúde. Essa definição também é respaldada por estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente os vírus da gripe.

Para a Secretária Municipal de Saúde, Auridene Freitas, a procura esse ano superou todas as expectativas. “Toda essa mobilização deve-se à midiatização dos impactos que podem ser causados caso uma pessoa não é vacinada. Isso também mostra a preocupação que as pessoas estão tendo com sua qualidade de vida”, justificou Auridene.

A Influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, que pode levar ao agravamento e ao óbito, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco para as complicações da infecção.