Oficina do CRAS II é encerrada com momento de confraternização entre mães

A Prefeitura de Oeiras, através do CRAS II, realizou nesta última terça-feira (01) o encerramento das atividades da Oficina de Renda promovida pela instituição com as mães de duas comunidades assistidas pela instituição nos bairros Canelas e Várzea. A oficina trabalhou a confecção de bonecas de pano.

Por meio dessa ação, a gestão do Prefeito Lukano Sá objetiva estimular o processo de autonomia e cidadania das usuárias atendidas pelo CRAS no sentido de despertar suas potencialidades com uma oficina que, além de lhes proporcionar conhecimento para confecção de bonecas de modo a presentear os próprios filhos, também contribuiu para, quem sabe, o início de uma atividade rentável que reforce o orçamento familiar destas famílias em situação de vulnerabilidade, sobretudo, econômica.

Segundo o psicólogo Kairon Sousa, essa ação visa estimular a independência financeira e a melhoria de vida das famílias, com serviços que reforcem os laços comunitários e o restabelecimento de vínculos entre os membros. A oficina, que teve a participação da organizadora Tatiana Ferraz na linha de frente, bem como a oficineira Meirinha, também tinha como meta o fortalecimento dos vínculos familiares, principalmente entre mães e filhos, tendo em vista o período natalino.

Desta forma, no encontro desta terça, todas as participantes tiveram a oportunidade de contemplar o resultado final da produção manual de cada uma, com um encontro que celebrou a iniciativa, a família e o natal.

Participaram do evento os técnicos do CRAS II, dentre eles o psicólogo Kairon Sousa, que efetuou uma reflexão sobre a importância da oficina de renda enquanto promotora de autonomia, da importância de trabalho grupal e do reconhecimento das potencialidades que cada família tem, mas que precisa descobrir. Além disso foram feitas duas dinâmicas para descontração, como a dinâmica “A Resposta Cantada”, pela assistente social Noélia Moura. Também contribuiu com o evento a assistente social da equipe volante, Luzinara Monte, e a coordenadora do CRAS II, Alexsandra, bem como a coordenadora do PETI, Julyana Carolina.