Plano Municipal de Contingência da Febre Chikungunya é apresentado em Oeiras

A Prefeitura Municipal de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou a apresentação do Plano Municipal de Contingência da Febre Chikungunya na última sexta-feira (28). A reunião que foi realizada no auditório da Secretária Municipal de Educação (SEMED), contou ainda com um espaço de capacitação de profissionais da saúde municipal para a prevenção e enfrentamento da doença, caso for necessário.

A Febre Chikungunya é uma doença parecida com a dengue e o principal modo de transmissão também é feito pela picada do mosquito Aedes aegypti infectado. O vírus avança nas juntas dos pacientes e causa inflamações com fortes dores acompanhadas de inchaço, vermelhidão e calor local.

A doença que é originária da Ásia e comum em algumas regiões da África e da América, também pode ser transmitida por meio de acidentes com sangue contaminado, além de transição vertical. No Brasil até o início de outubro foram registados pelo Ministério da Saúde aproximadamente 1300 casos de internações de pessoas com essa doença. No Piauí ainda não houve a confirmação de nenhum caso.

Diante do risco da expansão da Febre Chikungunya no país, o Prefeito Lukano Sá decidiu que a prevenção e a capacitação de profissionais de saúde de Oeiras, para intervirem caso seja necessário, são a melhores medidas. O objetivo da administração municipal é criar as melhores estratégias para evitar que esta doença possa causar grandes impactos à sociedade.

De acordo com o coordenador municipal de vigilância epidemiológica, Miguel Ribeiro, ainda não há tratamento específico disponível para a doença. O coordenador explica que a pervença consiste na adoção de medidas simples na própria residência e arredores que ajudem a com bater a proliferação do mosquito transmissor da Febre Chikungunya, assim como na Dengue, doença já conhecida pelos piauienses.

O público alvo desta reunião foi os agentes comunitários de saúde, agentes de endemias, auxiliares e técnicos de enfermagem, que receberam informações a respeito de como trabalhar na contenção dessa doença. Na oportunidade também foi distribuído material educativo no intuito de auxiliar os profissionais na orientação da população.

A Prefeitura Municipal de Oeiras por meio dessas ações busca socializar com profissionais municipais da saúde, os métodos mais eficazes para evitar que a cidade seja alvo de epidemias que venham causar impacto na qualidade de vida da população, tanto da zona urbana como na zona rural.