Carreta da Saúde chega a Oeiras nessa sexta-feira

A cidade de Oeiras receberá nesta sexta-feira (03) a Carreta da Saúde, uma ação de prevenção e controle da hanseníase. O caminhão tem consultórios e laboratório para diagnóstico da doença, e o atendimento é totalmente gratuito. Este projeto auxilia as autoridades da saúde do Brasil na eliminação da doença por meio da educação, do diagnóstico e do tratamento da doença.

Esta ação conta com o apoio da Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Governo do Estado. O projeto teve início com a Federação Brasileira de Indústria Farmacêutica (Febrafarma) e desde 2009 é conduzida pela Novartis, contando com o apoio do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems).

Em Oeiras, a Carreta da Saúde ficará disponível na Praça das Vitórias, local de fácil acesso para toda a população da cidade. Ao longo de sua história, o projeto já beneficiou mais de 17.000 pessoas em 18 estados do país e diagnosticou mais de 1.900 casos. Além disso, estima-se que a Carreta de Saúde diagnostica 25% dos casos de hanseníase registrados no Brasil.

A doença, comumente chamada por lepra, é considerada um problema de saúde pública por décadas. Embora esta doença tenha sido controlada na maior parte do mundo, ela continua a afetar cerca de 200.000 pessoas por ano, especialmente em países como a Índia, Brasil e Indonésia. Desse modo, a Novartis empreendeu a tarefa de combater esta doença junto com a Organização Mundial de Saúde.