Kits de Irrigação mudam realidade de famílias produtoras

A realidade do produtor rural do município de Oeiras tem mudado de maneira considerável após a implantação dos Kits de Irrigação em suas propriedades agrícolas. Esse benefício tem surtido efeito positivo, sobretudo na geração de renda. Essa ação é capitaneada pela Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Agricultura, em parceria com a CODESVASF e com recurso proveniente de emenda parlamentar do Deputado Paes Landim.

Ao todo, foram distribuídos 235 Kits de Irrigação. De acordo com pesquisas realizadas pelo Banco do Nordeste, após a implantação desses sistemas ocorreu uma redução de 80% da procura de créditos para o custeio de ração, uma vez que esses agricultores, por meio dessa tecnologia, estão produzindo a ração de seus rebanhos.

Apenas durante a IV EXPOEIRAS, mais de 100 produtores rurais foram contemplados com os Kits de Irrigação. Segundo o Secretário Municipal de Agricultura, Juvenal Antônio, a distribuição de água de maneira artificial em pastagens por meio de irrigação é a garantia para se produzir como planejado, sem que a falta de chuvas altere os índices de produtividade e de rentabilidade previamente estabelecidos.

Durante a entrega dos Kits de Irrigação para pastagem, o prefeito Lukano Sá destacou a importância desse sistema para a agricultura familiar, ressaltando que por meio dessa ação facilita a convivência do homem do campo com o semiárido. “O uso da irrigação é algo que tem feito a diferença, um incremento positivo para o contexto produtivo de nosso município. Em meio a tantos desafios é sim possível morar nesses rincões, basta acreditar. O Kit de Irrigação é uma tecnologia que possibilita a convivência harmoniosa do agricultor com sua terra natal. Muito nos alegra resultado satisfatório, a exemplo dos produtores da Talhada São Luís, que hoje é referência em produção orgânica”, frisou Lukano Sá.

Na ocasião esteve presente o Coordenador Estadual de Fomento a Irrigação, B. Sá, que destacou que uma das principais estratégias dessa benfeitoria não é apenas o fornecimento do produto, mas sobretudo a capacitação de quem vai fazer uso do mesmo, garantindo assim um bom uso e, por conseguinte, bons resultados.