Comunidades de Oeiras recebem palestras socioeducativas de Assistência Social

A Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, no intuito de democratizar o acesso aos programas e benefícios, vem realizando durante todo o mês de janeiro palestras socioeducativas em diversos locais, tanto na zona urbana como também na zona rural do município.

Essas ações estão sendo efetuadas pela equipe do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS II), que dentre suas atividades vem trabalhando a autoestima da população residente em áreas de vulnerabilidade social. Segundo a psicóloga Aline Martins, esse tipo de trabalho visa a organização familiar e possibilita a troca de experiências, além de trabalhar de diversas formas no propósito de elevar a autoestima desses oeirenses.

No intuito de fazer com que a população mais carente do município pudesse ter acesso aos benéficos do programa Bolsa Família, a equipe do CRAS II fechou parceria com os coordenadores deste programa para que assim pudessem se deslocar até essas regiões e fornecer informações sobre esse benefício social do Governo Federal.

A Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio do CRAS II, também está realizando palestras sócio assistenciais, sobretudo nas comunidades rurais, ocasião em que também é feita a apresentação da equipe. De acordo com coordenadora do CRAS II, a Senhora Pastorinha, esse tipo de atividade possibilita a democratização do acesso aos programas oferecidos pela secretaria, contribuindo assim para o fortalecimento da cidadania.

“A cada encontro ficamos surpresos com a quantidade de pessoas que vem participando e tirando suas dúvidas, isso é muito bom para o cidadão que procura saber quais os seus direitos sociais. É importante lembra ainda que essas atividades vão acontecer durante todo o ano, pois estamos sempre disponíveis para tirar dúvidas e trabalhando no sentido de garantir uma melhor qualidade de vida da população”, frisou a coordenadora.

Essas ações já foram levadas aos bairros Pedreira e Barrocão, bem como às comunidades rurais de Várzea Tranqueira, Hiléias Verde II e Alagoinhas. Na ocasião, as palestras realizadas têm o objetivo de instruir a população local entre outros assuntos sobre os benefícios do Programa Bolsa Família e do Cadastro Único, onde por meio destes são registrados dados de identificação e características do domicílio, composição familiar, qualificação escolar e profissional, rendimentos e despesas mensais.

O Prefeito Lukano Sá vem ao longo de sua gestão socializando informações para que a população, sobretudo de áreas de vulnerabilidade social, possa ter acesso aos programas sociais, lhes permitindo o crescimento de sua autoestima e de sua qualidade de vida.