Equipe de educadores de Oeiras participam de qualificação com especialista português

A Prefeitura de Oeiras vem investindo na qualificação dos profissionais da área da educação municipal. O objetivo é levar o melhor ensino às crianças e adolescentes da cidade. Na manhã desta segunda-feira (1°), uma equipe de 26 profissionais da rede municipal de ensino da cidade, entre diretores e coordenadores, participou de um espaço de formação com o especialista em escolas multidisciplinares, o português José Pacheco.

Segundo a secretária municipal de educação de Oeiras, Sebastiana Tapety, o objetivo da consultoria é conhecer a metodologia da escola multi e interdisciplinar e estudar se algumas das ações que vem dando bons resultados podem ser aplicadas nas escolas de Oeiras futuramente.

“José Pacheco defende a proposta de uma escola diferenciada e nelas observamos que o índice de aprendizado é bem maior que nas escolas tradicionais. A ideia é fazer os alunos pensarem de verdade e realizar um ensino feito por todos e para todos. Acreditamos que ter contato com esta metodologia pode trazer bons frutos para a nossa educação municipal”, explicou a secretária.

O educador português idealizou e coordenou a Escola da Ponte, instituição que se notabilizou pelo projeto educativo baseado na autonomia dos estudantes. No Brasil, colaborar diretamente com o Projeto Âncora, uma ONG em Cotia, São Paulo, que segue o mesmo modelo de ensino da escola portuguesa, desde abril de 2011. José Pacheco também é mestre em Ciências da Educação e especialista em leitura e escrita, além de autor de livros e de diversos artigos sobre educação.

A equipe de profissionais da educação de Oeiras está participando desde o último sábado (29) do XI Encontro Psicopedagogia do Piauí, realizado em Teresina. O evento que tem como tema “Aprendizagem: perspectivas multidisciplinares no processo educativo” teve uma vasta programação e qualificação de profissionais que atuam na área da educação, principalmente, pedagógica. As atividades encerram nesta segunda-feira (1°).