Campanha contra a hanseníase será desenvolvida em escolas de Oeiras

A Prefeitura de Oeiras realizará entre os meses de setembro e outubro, a campanha contra a hanseníase e verminose nas escolas da rede municipal de ensino. A campanha tem como tema “Prevenção e saúde também são matérias da escola”, visa atingir as crianças na faixa etária dos cinco aos 14 anos.

A campanha que será desenvolvida na cidade pela Coordenação de Hanseníase e Tuberculose, em parceria com a Atenção Básica e o Programa Saúde na Escola, consistirá na realização de palestra educativa para pais, mestres e alunos. O objetivo é prevenir estas doenças, além de ensinar a reconhecer os sintomas e evitar assim, agravo das enfermidades.

A ação faz parte de uma campanha nacional que está sendo desenvolvida em diversos municípios e que foi adotada pela Prefeitura de Oeiras devido sua importância.

Os sintomas das doenças são variados e podem prejudicar o desempenho das crianças na escola. A hanseníase é marcada pela presença de machas no corpo que não apresentam sensibilidade. As verminoses são doenças causadas por vermes e apresentam sintomas como dores abdominais, vômitos, anemia e em casos mais graves pode comprometer a atividade cerebral.