Água encanada muda a realidade de moradores da zona rural de Oeiras

A falta de água é um dos principais problemas enfrentado pelo sertanejo, o que influência negativamente na sua qualidade de vida. Esta dura realidade aos poucos vem deixando de existir quando políticas públicas são efetivadas no sentido de garantir o acesso de diversas comunidades ao direito de terem água em suas casas.

Essa situação afligia aproximadamente 15 famílias residente na Comunidade Coqueiro, em Oeiras, que por meio de projeto da FUNASA, gerido pela Prefeitura de Oeiras, está oportunizando aos 65 moradores da comunidade o acesso à água encanada em suas moradias.

Dentre esses moradores está a família de seu Manoel Figueiredo, que há 23 anos reside no povoado e vinha sobrevivendo diante a adversidade de buscar água em grotões e minadouros do Vale do Canindé. Para ele e sua esposan dona Francisca Figueiredo, uma nova etapa em suas vidas está começando, pautada na comodidade e na qualidade de vida.

“Estávamos precisando muito desse benefício, foram 23 anos pegando água na lata, procurando água nos olhos d’água do Rio Canindé. Primeiro foi cavado o poço, estamos todos felizes por termos água em nossas casas”, declarou seu Manoel.

Não muito distante dali, na comunidade Raposinha, logo que se sobe a encosta do Rio Canindé, fica a casa de dona Maria dos Santos. Com o sorriso no rosto, logo se nota a satisfação pelo benefício. Na localidade, 14 famílias foram beneficiadas com água encanada, otimizando o tempo de homens e mulheres que antes tinha que caminhar longas distâncias para pegarem a água.

“Tenho 25 anos morando aqui, e este tempo todo foi na labuta de carregar água na cabeça. Agora está ótimo, antes era muito sofrimento, tinha que pegar água no rio e quando era no inverno tinha que caminhar quase dois quilômetros.  Estamos muito agradecidos, não tenho nem palavras, estamos muito felizes”, frisou dona Maria.

Na mesma comunidade, a chegada da água encanada vem mudando a rotina da família da professora aposentada Dona Rosário, que está equipando toda a sua casa para usufruir do benéfico. Segundo a moradora, foram 33 anos de convivência com a falta de água, e no seu dia a dia a busca pelo líquido era duplicado, visto que tinha que atender a demanda de sua casa e de seus alunos, uma realidade que ficou no passado.

“Agradeço primeiramente a Deus, estou muito feliz. Quando vi a água escorrer da torneira, eu disse: ‘nossa. Não acredito, isso é realidade mesmo?’ Isso é um bem muito grande, principalmente para nós, pobres. Estamos muito felizes, o que era sonho virou realidade”, falou emocionada a moradora.

Até o final do ano de 2015, um total de 29 comunidades serão beneficiadas com o abastecimento de água encanada. Com essa ação o prefeito, Lukano Sá, busca dar qualidade de vida e comodidade aos oeirenses, sobretudo aos moradores da zona rural, marcados pela desgastante rotina da convivência com o semiárido.