Festa do Vaqueiro finaliza IV EXPOEIRAS

A cidade de Oeiras, marco da colonização do Piauí, tem sua gênese pautada na criação do gado bovino, fato que externa a bravura do vaqueiro que faz de sua labuta diária uma razão existencial. Por esse motivo, há 67 anos a Prefeitura de Oeiras e a sociedade oeirense homenageia essa importante figura histórica, sempre no último final de semana do mês de maio.

As festividades do Dia do Vaqueiro, desde 2013, integram a programação da EXPOEIRAS e finalizam com êxito todas as atividades desenvolvidas na maior exposição dos potenciais do homem do campo no Piauí. Como nos anos anteriores, o evento teve início na secular Fazenda Barreiro, onde foi servido o tradicional café da manhã, logo em seguida saíram em cavalgada com parada e bênção dos vaqueiros em frente ao Museu de Arte Sacra, antigo Palácio Episcopal.

Ainda pela manhã tiveram início as corridas de cavalos no Parque Antônio de Passos, que prosseguiram até o início da tarde, quando foi servido o almoço. Ainda no domingo foi realizado o forró do vaqueiro, atraindo um número bastante expressivo de pessoas.

Segundo o Prefeito Lukano Sá, a realização desse evento reafirma a importância histórica e social do vaqueiro na história do Piauí, por serem eles ainda responsáveis por muitas atividades realizadas sobretudo na zona rural do município de Oeiras, primeira cidade piauiense.